ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS EM CURSOS TÉCNICOS: VISITA TÉCNICA COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

CHAGAS, DIEGO ROBSON DAS

Resumo

O ensino técnico possui como prioridade a formação cidadã e profissional dos educandos. Nesse sentindo, atividades didáticas que possibilitem um processo de ensino-aprendizagem e a formação profissional podem e devem ser utilizadas por professores de ensino técnico. O presente trabalho apresenta uma proposta de visita técnica como uma atividade de intervenção com os alunos do curso da área de educação ambiental visando compreender os processos realizados em uma usina de energia solar, bem como o funcionamento de empresas no dia a dia do mercado de trabalho. Para tanto, buscou-se embasamento teórico em trabalhos que retratassem o uso da visita técnica como recurso didático-pedagógico, bem como uma específica de roteiro básico para a utilização desse recurso na educação, além de um breve levantamento do ensino técnico no Brasil, e do mercado de energias renováveis. Por fim, compreende-se que a proposta aqui apresentada pode contribuir de forma positiva para a formação cidadã e profissional dos estudantes, pois possibilita que esses estudantes possam visualizar na prática a execução de processos estudados em sala de aula e a compreensão do funcionamento de empresas e do mercado de trabalho.

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