PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: PARTILHA DE CONHECIMENTOS ENTRE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA E PISCICULTORES NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS- PB

SILVA, JANIELE FERREIRA DA

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta interventiva de cunho pedagógico para a difusão dos conhecimentos técnicos e sobre a cultivo do peixe característico da comunidade e o manejo do sistema produtivo de peixes aplicados. A aquicultura é uma atividade produtiva do ramo da zootecnia trata dos organismos aquáticos, bem como desenvolve técnicas para o cultivo de peixe, produção essa que vem crescendo ao longo dos anos, fortalecendo cada vez mais a piscicultura familiar. Dessa forma, esse artigo tem por objetivo conhecer as técnicas de cultura e o manejo do cultivo do peixe tilápia para fortalecer a produção harmônica e a renda da piscicultura na comunidade. A metodologia adotada foi fundamentada com base nos teóricos: Santos, Gaspar, (2018), Neto et al. (2016), Santos, Sieber, Falcon (2014) que embasaram na construção desse trabalho, além da proposta de intervenção baseada por ações que visem a partilha de conhecimentos entre piscicultores e estudantes do curso técnico em aquicultura. Como resultados esperados da proposta aqui apresentada, buscase pela partilha de conhecimentos através de vivências entre estudantes e piscicultores para que possam enriquecer ambos os grupos, visto que, os estudantes possam aplicar na prática os conhecimentos transmitidos na sala de aula e por meio das experiências prévias dos piscicultores. Concluímos que a proposta de intervenção apresenta um grande aporte experimental para os estudantes do curso de aquicultura, além, de agregar aos piscicultores mais conhecimentos teóricos para que na prática possa fortalecer a atividade aquícola com resultados satisfatórios.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.