PROPOSTA PEDAGÓGICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

MACHADO, TAYSA TAMARA VIANA

Resumo

Os efeitos causados pelas ações humanas ao longo dos tempos despertaram a preocupação com a problemática ambiental e trouxeram à tona a necessidade de buscar e desenvolver meios para reverter ou minimizar a degradação ambiental existente, desta forma, as empresas vêm adotando medidas para redução dos impactos gerados, como a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Assim, o objetivo geral desta proposta foi propor uma intervenção pedagógica que verifica se os instrumentos de gestão ambiental, incorporados à preparação dos futuros profissionais de Gestão Comercial, respondem de forma positiva a minimização da problemática socioambiental. O arcabouço teórico teve como referências os artigos científicos relacionados ao tema (SILVA; MELO; LUCENA (2017); RIEKSTI (2012)) e que serviram de base para avaliar a aplicação das metodologias ativas utilizadas na Proposta de Intervenção Pedagógica (PIP). A metodologia desenvolvida propõe o uso híbrido de atividades focadas em metodologias ativas, a exemplo da sala de aula invertida, e do uso de ferramentas digitais (Padlet e Grupo Verbal /Grupo Oral) para os alunos do Curso de Gestão Comercial do Instituto Federal da Paraíba – Campus Guarabira. Quanto aos resultados é esperado que os alunos respondam aos questionamentos referentes à viabilidade de implantação de um SGA, como dificuldade de implantação, custo-benefício, interesse da empresa, dentre outros. Também se espera que, com as metodologias ativas adotadas, os alunos, e futuros gestores comerciais, possam ser protagonistas na resolução de problemas, por meio de habilidades adquiridas, não só na dimensão ambiental, mas na socioeconômica, educacional, pessoal e profissional.

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