Ética na formação técnica do curso de alimentos: Uma intervenção pedagógica interdisciplinar

ALVES, José Clerison Santos

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica sobre a importância do desenvolvimento da consciência ética dentro do contexto da formação técnica do curso de alimentos do Instituto Federal Baiano (Campus Serrinha/BA). No primeiro momento, realizamos uma introdução à ética e abordamos a problemática de uma educação pensada através de um viés puramente tecnicista e sobre os seus impactos na formação dos futuros técnicos. No segundo momento, apresentamos a morte da razão crítica e o surgimento da razão instrumental. Para Adorno e Horkheimer, o avanço do conhecimento técnico, enquanto expansão do horizonte da atividade do pensamento humano, está ligado a uma redução do poder de criticidade dos indivíduos e, consequentemente, a um processo de desumanização e deterioração de uma consciência ética. Realizando um paralelo entre os pensadores Theodor Adorno, Max Horkheimer e Paulo Freire, tentamos mostrar que é importante pensar a educação profissional ligada à uma reflexão filosófica que possibilite a construção de uma consciência ética que seja capaz de fazer com os futuros técnicos combatam o processo de desumanização e diminuição da ética dentro da sociedade capitalista dominada por uma noção tecnicista de educação

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.