Estudo retrospectivo dos atendimentos da clínica médica de grandes animais do HV-ASA/IFPB

Souza, Flaviane Teles de

Resumo

O estudo retrospectivo com envolvimento de dados epidemiológicos através de fichas hospitalares pode contribuir significativamente para a saúde animal, pois além de sinalizar a casuística da instituição pode ajudar na elucidação das necessidades sanitárias, ambientais e sociais a serem sanadas na finalidade de uma saúde coletiva completa. O objetivo do presente trabalho foi traçar um perfil clínico e epidemiológico dos pacientes atendidos no Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV-ASA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa, no período de junho de 2014 a dezembro de 2022, assim como estabelecer os principais motivos pelos quais grandes animais são levados ao atendimento clínico na região geográfica intermediaria de Sousa-Cajazeiras. Para isso, realizouse um levantamento de dados obtidos a partir da análise de todas as fichas clínicas de forma física e manual de todos os pacientes atendidos no setor de Clínica Médica de Grandes Animais. Os pacientes foram classificados por espécie, sexo, raça e idade. Os atendimentos foram classificados em categorias de acordo com o sistema envolvido. Os resultados demonstram que o maior número de atendimentos em relação a espécie foi de equinos 39,84% (343/861) seguido de bovinos 26,83% (231/861). Houve maior prevalência de atendimentos às fêmeas 54,12% (466/861), assim como em animais com a faixa etária com idade inferior ou igual a 6 meses 24% (207/861). Os sistemas com maior envolvimento nos atendimentos foram o reprodutivo 27,41% (236/861) e o sistema musculoesquelético 20,79% (179/861), seguido pelo sistema digestório 9,06% (78/861), tegumentar 5,57% (48/861), respiratório 4,65% (40/861), nervoso 2,44% (21/861) e oftálmico 1,74% (15/861). Conclui-se que o principal público atendido no setor de clínica de grandes animais do HV-ASA são equinos e bovinos jovens e o diagnóstico de gestação foi o principal motivo de atendimentos durante o período de 2014 a 2022.

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