Alfa - um chatbot do tipo perguntas e respostas como assistente virtual no AVA Moodle
Santos, Victon Malcolm Rodrigues dos
Resumo
A fim de apoiar o processo de Educação a Distância (EAD), a criação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) proporcionou várias possibilidades de interações entre os envolvidos no processo de ensino aprendizagem online por meio de ferramentas de colaboração síncronas e assíncronas. As interações nessas ferramentas têm implicações no engajamento, envolvimento, satisfação e desempenho dos estudantes. Para alcançar um grau satisfatório, tanto de comunicação quanto de pertencimento social e emocional pelos estudantes, o professor precisa organizar as suas ações pedagógicas de forma a evitar ou minimizar o sentimento de isolamento dos estudantes, promovendo a colaboração e o suporte necessário para que sejam alcançados os objetivos de aprendizagem, sendo um dos desafios mais intensos e exaustivos enfrentados na EAD. Considerando o aumento do volume de cursos na modalidade EAD e híbrido, com turmas cada vez maiores, e sem o apoio adequado de tutores, espera-se que algum suporte automático seja oferecido pelas TICs aos professores no acompanhamento das atividades e interações com os estudantes nos AVAs. O uso de tecnologias que apliquem técnicas de Inteligência Artificial (IA), como os agentes conversacionais do tipo chatbot, além de diminuir o esforço relacionado a gestão e acompanhamento por parte dos professores e tutores, podem proporcionar melhorias dos cursos remotos ofertados, oferecendo um novo modo de interação e fornecendo métricas e indicadores para que os cursos evoluam, tornando-se cada vez melhores para aqueles que compõem este modelo de ensino. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e analisar o contexto da EAD, e desenvolver um chatbot educacional do tipo perguntas e respostas, no formato de um plugin do AVA Moodle, para auxiliar professores e tutores como um primeiro apoio às dúvidas e busca de informações dos estudantes. O processo metodológico técnico-científico foi composto por seis etapas, a saber: realização de um levantamento bibliográfico para oferecer insights do problema de pesquisa, objetivos e trabalhos relacionados; a criação de um survey com professores e tutores visando coletar e analisar a percepção de professores e tutores em relação ao acompanhamento das interações e atividades nos AVAs e quanto ao uso de Chatbots como apoio ao professor na EAD; o desenvolvimento de uma análise de competidores, com a aplicação da metodologia de benchmark, para selecionar o melhor framework de desenvolvimento com base no contexto de aplicação; uma análise indireta de interações no ambiente do IFPB visando obter informações para definir o escopo o chatbot quanto a criação de ações e intenções contextualizadas, além de treinar modelos de entendimento de linguagem natural (NLU); especificação e codificação do chatbot do tipo perguntas e respostas em um processo iterativo e incremental; e por fim, a aplicação testes e validação da acurácia e da percepção do usuário para com o chatbot desenvolvido em um ambiente Moodle. Como contribuições primárias do trabalho destacam-se: (i) o resultado do benchmark, que comparando quarenta e três frameworks, plataformas e engines para desenvolvimento de chatbots de propósito geral ou específico, apontou o framework Rasa NLU como o mais adequado para o desenvolvimento de chatbots no contexto da aprendizagem online em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O resultado do benchmark proporcionou a tomada de decisão na escolha do framework para o desenvolvimento do chatbot Alfa; (ii) o chatbot Alfa, que considerou a análise indireta de interações sobre dados de alguns cursos do IFPB para elaboração do escopo e para o treinamento do modelo, obtendo bons resultados nos testes realizados, obtendo acurácia no modelo com 0,92 para entidades e 0,70 para intenções, assim como na validação com os usuários, aplicando questionário baseado no modelo Technology Acceptance Model (TAM), com elevado nível de aceitação.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.