O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Química no ensino médio: uma revisão bibliográfica

Santos, Maisa Maria da Silva

Resumo

Com a implementação de novas tecnologias digitais, foram surgindo diferentes formas de ensinar, apoiadas por diversos recursos que tem contribuído consideravelmente no processo de ensino e aprendizagem. Os educadores buscam melhorias para facilitar o aprendizado dos discentes em sala de aula, essa busca trás a tona o uso das redes socias voltado para a atividade pedagógica nas escolas, tema esse que está sendo cada vez mais discutido por profissionais da área. As redes sociais potencializaram as interações e criaram um espaço virtual em que, ao mesmo tempo, somos autores e acessamos conteúdos produzidos por outras pessoas. Fazer uso de um meio que já é utilizado fora da sala de aula surgiu como sendo uma nova ferramenta no meio acadêmico, levar para sala de aula algo que já é familiar e que trás tantas facilidades. Assim, o presente trabalho tem a finalidade de refletir e analisar o papel da importância do uso das redes sociais como uma ferramenta pedagógica, mais precisamente voltada para o ensino de química. Como percurso metodológico, optou-se pela revisão narrativa baseada em um levantamento bibliográfico de artigos nas bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Scholar e Periódicos Capes, selecionados em abril de 2022. Baseado nos trabalhados citados, foi possível concluir que a maioria dos professores entendem a notoriedade do uso das redes sociais, o que pode ser considerado um aspecto positivo no tocante a motivação para a sua utilização nas aulas de Química.

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