“O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR”: UMA ANÁLISE RETÓRICA DE PEÇAS DE DIVULGAÇÃO CIRCENSES NO BRASIL

Pessoa, Ana Clara Ferreira

Resumo

No Brasil, a arte circense como a conhecemos hoje teve seu início no século XIX, trazida das heranças de famílias imigrantes europeias que tinham com seu show o intuito de incomodar, abismar, causar estranheza e desconforto, mas acima de tudo: entreter. Tal efeito se mantinha em toda sua atmosfera, desde a promessa de algo impossível até a performance arquitetada para impressionar o público. Essa estética desenvolvida para manter o universo circense pulsante também era explorada em suas comunicações gráficas. O presente trabalho propõe a análise retórica de 10 peças de divulgação circenses no Brasil, datadas do período de 2008 a 2022, pela perspectiva da retórica visual como ferramenta de estudo dentro do design gráfico, utilizando a metodologia de análise proposta por Bonsiepe (2011) além de abrir uma discussão acerca das produções gráficas circenses contemporâneas, sejam elas digitais ou impressas. Ao final do trabalho, foi possível observar a evolução gráfica ocorrida com as divulgações circenses nesse recorte temporal, bem como os tipos de padrões retóricos mais presentes nessas comunicações e seus respectivos comportamentos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.