ENSINO DE CIÊNCIAS NO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CABEDELO/PB

Santos, Rafaela de Cássia Balbino dos

Resumo

O trabalho descrito caracteriza-se como um relato das experiências do Subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e traz como objetivo geral discutir as atividades realizadas pela autora ao longo do período em que esteve como bolsista no programa, subprojeto IFPB Biologia Cabedelo. O subprojeto foi realizado no período de agosto/2018 a janeiro/2020, nas turmas dos anos finais do ensino fundamental da escola da rede pública municipal de Cabedelo, Rosa Figueiredo de Lima. Dentre as ações desenvolvidas no subprojeto, destacam-se: Diagnose da Infraestrutura e Recursos Didáticos, Diagnose Pedagógico e Projetos Escolares, Participação em Curso De Formação, Atividades de Planejamento, Desenvolvimento de recursos didáticos, realização de aulas práticas e de campo, Elaboração de Sequência Didática, Realização de Feira de Ciências na escola, Discussão de temas teóricos referentes à formação docente, atividades com outros participantes do Pibid, etc. A partir do relato, constata-se as atividades exercidas estiveram relacionadas com os pressupostos teórico-metodológicos do subprojeto: ações relacionadas ao Letramento Científico e utilização de Metodologias Ativas da Aprendizagem. A partir das vivências e experiências adquiridas no programa, foi possível compreender como o Pibid tem se mostrado um programa essencial na formação dos futuros profissionais que atuarão na área da Educação, pois ele proporciona ações formativas que unem teoria à prática no cotidiano escolar, desde o início do curso.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.