Jogo didático como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos

Tomé, Caline Vieira de Sena

Resumo

O lúdico é um mecanismo didático que auxilia os educadores a voltar a atenção e o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes no ensino de química. Vários são os trabalhos que destacam a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas relacionada às atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, os jogos são os mais mencionados, podendo ser justificado que, de forma significativa, essa ferramenta já faz parte da vida cotidiana do aluno desde a infância. Com base nesta perspectiva de ensino, o presente trabalho, tem por objetivo relatar a experiência vivenciada na aplicação de um jogo educativo, denominado “Bingo de Hidrocarbonetos” (jogo que aborda a nomenclatura da função orgânica hidrocarbonetos) em uma turma de 20 alunos do 3° Ano do Ensino Técnico-Integrado em Meio Ambiente do IFPB, Campus Sousa, Unidade São Gonçalo. Durante a aplicação do jogo, foi possível perceber que o lúdico é um recurso facilitador da integração, sociabilidade e principalmente do aprendizado significativos dos alunos. Os jogos podem criar condições para que o conhecimento seja consolidado, em que a utilização deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a criatividade afetiva, histórica, social e cultural do estudante. O jogo didático aplicado a turma contribuiu para que o professor e os alunos percebessem a importância da utilização do lúdico no processo educativo facilitando o aprendizado do conteúdo abordado em sala. Além disso, o bingo surge como uma ferramenta para revisão de conteúdos após a explicação em sala de aula. Assim, conclui-se que, o jogo didático “Bingo de Hidrocarbonetos” tem capacidade de ser trabalhado de forma didática e significativa com os alunos do ensino médio.

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