As concepções de habilidades e competências pelos docentes do IFPB Campus Sousa e as implicações no processo de ensino-aprendizagem

Silva, Aparecida Francisca da

Resumo

As mudanças na sociedade em função da globalização e os impactos das novas tecnologias exigem maior capacidade de percepção dos seus indivíduos frente aos problemas do dia a dia. Por esse motivo, o ensino deve adequar-se as novas demandas, buscando a formação de profissionais mais competitivos e habilitados. As instituições escolares necessitam superarem as limitações no processo ensino-aprendizagem, para a formação de cidadãos mais críticos, capazes de exercer a cidadania e enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Neste sentido, este trabalho objetivou-se analisar o conhecimento dos docentes do Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, sobre os conceitos de habilidades e de competências e como esses conceitos podem impactar no ensino-aprendizagem. Utilizou-se na pesquisa uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário aos docentes do curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, após a leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Antes da aplicação, foram cumpridas as diretrizes e as normas estabelecidas pela Resolução 466,12 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos. A análise dos resultados realizou-se a partir da interpretação dos questionários e a comparação com conceitos existentes na literatura. Os resultados obtidos demonstraram que os docentes voluntários da pesquisa conhecem as definições de competências e habilidades e que o conhecimento destes conceitos possui grande relevância na prática docente, pois possibilita um trabalho que promova aprendizagem e consequentemente o desenvolvimento de habilidades e competências. Principalmente, quando são considerados os conhecimentos anteriores dos discentes. Os cursos de licenciatura possibilitam a aquisição de conhecimentos sobre competências e habilidades, no entanto, como na pesquisa todos os docentes, licenciados ou não licenciados, definiram adequadamente, não se pode afirmar que ter formação em cursos de licenciatura é a única forma de aquisição destes conceitos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.