Desenvolvimento e aplicação de jogo educativo como recurso facilitador na aprendizagem de entalpia de ligação: um relato de experiência

Vidal, Dênis Patrício

Resumo

A definição do termo ―lúdico‖ está relacionada com uma atividade executada com o propósito de gerar prazer, bem-estar e divertimento. O lúdico sempre foi uma ferramenta que ajudou e até hoje ajuda os educadores a explorar de forma mais intensa as capacidades cognitivas dos educandos. A atividade lúdica, seja ela por meio de uma brincadeira ou de um jogo organizado com regras e objetivos previamente definidos e bem determinados, constitui-se de uma das ferramentas mais utilizadas na educação infantil, pois contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo, denominado ―TERMOBINGO‖ (jogo que ensina os alunos como determinar a entalpia da reação por meia das entalpias ou energias de ligação), em uma turma do 3° ano do Ensino Médio da Escola Ação Colégio e Curso, situada no município de Sousa (PB). Como resultado observou-se que o jogo imediatamente despertou o interesse dos alunos, promovendo entre eles uma grande interação. Foi possível perceber que o lúdico é uma ferramenta que motiva o aluno ao estudo em sala de aula e de que também é uma alternativa para driblar problemas do cotidiano da escola, relacionados ao ensino, tais como carência de materiais pedagógicos auxiliares, falta de laboratórios para aulas experimentais, entre outros. Durante a aplicação do jogo, os alunos logo perceberam o quão era importante o conhecimento da teoria científica para poder participar efetivamente da atividade. A partir dessa observação foi aplicado um questionário, cujas respostas estavam organizadas em escala hedônica, onde a maioria dos alunos afirmou aprender mais através do lúdico do que da maneira tradicional. Assim, através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico e da brincadeira e, principalmente do aprendizado.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.