Análise das abordagens dos conceitos sobre substâncias e misturas nos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2018-2020

Santos, Marcielio Alves dos

Resumo

Os conceitos relativos ao tema Substâncias e Misturas são estruturantes no ensino de Química, pois eles embasam uma série de outros conceitos e teorias na determinada Ciência. Logo, a abordagem de tais conceitos nos livros didáticos do Ensino Médio deve ser feita de forma cuidadosa, para se evitar equívocos conceituais e/ou obstáculos epistemológicos. O presente objetivou analisar o modo como as terminologias relacionadas aos conceitos pertinentes ao tópico Substâncias e Misturas são desenvolvidos nos LDs de Química aprovados pelo PNLEM, triênio 2018-2020, comparando-os aos apresentados nos livros de Química do Ensino Superior, para assim apontar supostos equívocos conceituais e possíveis obstáculos epistemológicos. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre a linguagem usada nos livros didáticos de Química, tal como uma leitura acurada dos capítulos relacionados ao conteúdo de Substâncias e Misturas para assim embasar a análise e as crítica aos mesmos. Identificou-se, a presença de diversos equívocos conceituais, definições limitadas, a presença de obstáculos epistemológicos e apresentação de ideias não convencionais com a linguagem científica. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância deste trabalho, uma vez que os livros didáticos são uma ferramenta muito utilizada no meio educacional, e que mesmo havendo vários trabalhos abordando a temática e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem ainda há incidência dos mesmos, tendo em vista que os problemas supracitados não foram percebidos pelos avaliadores do PNLEM.

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