Confecção de recursos didáticos sobre propriedades periódicas como estratégia inclusiva para o ensino de química para alunos com deficiência visual

Silva, Natália Alves Pena

Resumo

A Educação Inclusiva parte do pressuposto de que todas as pessoas, sem exceções, têm o direito à Educação e devem ser inseridas de forma efetiva no âmbito escolar. No que tange ao ensino de Química, ainda há certa carência de recursos didáticos com características inclusivas e que permitam alunos com deficiência visual (DV) terem acesso ao conhecimento ao qual o material didático faz referência. O presente trabalho tem como objetivo a confecção de materiais didáticos sobre o tema propriedades periódicas dos elementos químicos, fazendo uso de materiais alternativos e de baixo custo. Foram confeccionados sete materiais didático-pedagógicos bidimensionais em alto relevo sobre placas de MDF, com a finalidade de demonstrar como as propriedades periódicas se comportam ao longo da tabela periódica. Os recursos foram confeccionados tendo como instrumento norteador os requisitos de acessibilidade dispostos no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Os materiais foram avaliados por um licenciado em química DV e uma transcritora/revisora braille. Segundo estes avaliadores, os recursos didáticos apresentam características inclusivas e permitem que alunos DV tenham acesso ao conhecimento pela percepção tátil, podendo, portanto, serem utilizados nas aulas de Química por qualquer indivíduo.

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