Uma proposta de abordagem etnomatemática em sala de aula

Silva, José Roberto da

Resumo

Este trabalho tem por objetivo maior apresentar a Etnomatemática, uma das tendências metodológicas na Educação Matemática, que vem sendo desenvolvida há décadas por vários estudiosos da educação, principalmente aquele que é considerado o “pai” do Programa Etnomatemática: Ubiratan D’Ambrósio, entre outros nomes. No decorrer das páginas deste trabalho entender-se-á a importância da aprendizagem da matemática no contexto da Etnomatemática. É importante que a escola do século XXI considere o programa da etnomatemática no desenvolvimento do ensino da matemática. No programa da etnomatemática considera-se os saberes matemáticos que o estudante acumulou ao longo da sua vida, pelas suas vivências, considera-se a sua cultura e aproveita-se desse conhecimento para fortalecer a aprendizagem, de maneira mais significativa, na vida desse estudante. Desse modo o presente trabalho expõe conceitos e importância no desenvolvimento do programa etnomatemático. Apresenta-se, conjuntamente, uma relação entre o programa etnomatemático e a teoria das Inteligências Múltiplas e da Aprendizagem Significativa, contextualizando-as com a Etnomatemática. Por fim são apresentadas sugestões didáticas com o intuito de auxiliar o professor, em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de maneira mais significativa; essas propostas didáticas visam desenvolver o senso crítico, a reflexão e investigação, por parte do estudante, fortalecendo-o também no processo de ensino aprendizagem da matemática formal.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.