QFD para identificação dos requisitos da qualidade demandada nos serviços da biblioteca do IFPB a partir da voz dos alunos graduandos em administração do IFPB campus JP
Silva, Luiz Brucelins Galdino da
Resumo
Dentro do kit de ferramentas apresentadas na gestão da qualidade, pode-se dar ênfase a uma específica: o Desdobramento da Função Qualidade (QFD), tal ferramenta quando adaptada paraviabilizar sua plena aplicação à prestação de serviços, tem o potencial de ouvir a voz do consumidor, permitindo identificar e listar os requisitos da qualidade, tornando visível também a relação entre esses requisitos e as características presentes no serviço. Nesse sentido, este trabalho objetivou, identificar os requisitos da qualidade demandada na biblioteca Nilo Peçanha do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e sua ordem para priorização. Em relação à metodologia, este pode ser classificado como pesquisa aplicada, de abordagem mista, com sua tipologia podendo ser enquadrada como descritiva, explicativa e estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram empregados questionários desenvolvidos no Google forms, e disponibilizado por links no WhatsApp e por e-mail, aos usuários da biblioteca. O universo do trabalho abrangeu estudantes e professores com matrícula regular no curso de Bacharelado em Administração do IFPB, onde, por meio da aplicação de uma amostragem aleatória simples por conveniência, chegou-se a uma amostra composta por 100 respondentes. Como resultado, obteve-se a tradução da voz dos usuários em uma Matriz da Qualidade, que destaca as reais demandas de qualidade para a biblioteca sua ordem de priorização, como, por exemplo, a substituição dos assentos disponibilizados, a otimização da interface do site da biblioteca, aquisição de livros atualizados, maior disponibilidade de assentose mesas para a consulta ao acervo físico.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.