Girls just want to have fun: um estudo de caso sobre os desafios profissionais enfrentados pelas mulheres participantes do ecossistema Women Techmakers - Paraiba
Menezes, Najla
Resumo
A presença de desigualdade de gênero na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é uma realidade que muitas vezes é naturalizada pela sociedade, tanto no âmbito educacional quanto no mercado de trabalho. Isso pode levar muitas mulheres a desistirem de seguir carreiras nessas áreas ou a enfrentarem discriminação quando optam por fazê-la e a literatura aponta para fatores socioculturais e baixa aderência aos cursos da área como possíveis causas, refletindo diretamente no mercado de trabalho. No entanto, ainda há poucos estudos que buscam compreender por que as mulheres permanecem na área, apesar das dificuldades encontradas. A partir dessas questões, o objetivo deste trabalho é identificar quais os desafios profissionais enfrentados pelas mulheres que atuam na área de TIC e que fazem parte do ecossistema Women Techmakers - Paraíba. Nesse sentido, este estudo, de abordagem quanti qualitativa, realizou uma pesquisa de campo classificada como exploratória com o objetivo de contribuir para a exploração do tema. Quanto à classificação da pesquisa, considera-se que foram empregados tanto dados primários quanto secundários. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 27 perguntas objetivas e 02 perguntas subjetivas utilizadas para aprimorar a compreensão dos dados. Os resultados apontam que as mulheres integrantes do ecossistema Women Techmakers - Paraíba enfrentam diversos desafios, destacando-se entre eles a dupla jornada de trabalho, o esforço adicional exigido para se manterem em suas posições, a percepção de desigualdade salarial entre gêneros e a falta de representatividade feminina no setor. Ao analisar os resultados desta pesquisa, ficou evidente também que o ambiente de trabalho misógino e a falta de representatividade são questões recorrentes e preocupantes.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.