Impacto de vieses comportamentais na alfabetização financeira de profissionais em João Pessoa - PB

Silva, Luis Feliphe de Lima

Resumo

Trazendo em sua essência a premissa de que aspectos comportamentais e psicológicos podem impactar nas decisões financeiras, as Finanças Comportamentais proporcionaram uma nova perspectiva no que se refere às teorias de finanças, a de que os indivíduos possuem inclinação a utilizar atalhos baseados em experiências e convicções pessoais, conhecidos como heurísticas, para reduzir o nível de complexidade das situações com as quais estão envolvidos. Contudo, o uso inadequado desses atalhos pode levar a erros sistemáticos conhecidos como vieses cognitivos. Destarte, a presente pesquisa buscou analisar a influência de heurísticas e vieses comportamentais sobre a alfabetização financeira de profissionais da cidade de João Pessoa - PB. Em termos metodológicos, classificou-se, quanto à sua natureza, como uma pesquisa aplicada, de abordagem quantitativa, caracterizandose como sendo do tipo exploratória e descritiva quanto aos objetivos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário de perguntas fechadas aplicado de forma online por meio da plataforma Google Forms. O universo da pesquisa considerou profissionais atuantes em João Pessoa e a amostra constituiu-se de 62 respondentes. Assim sendo, observou-se que, entre os respondentes, 48,4% fazem parte do perfil cognitivo analítico, enquanto 51,6% pertencem ao perfil heurístico. Isto posto, verificou-se que os profissionais que atuam como assessor(a) de investimentos são mais analíticos em relação aos profissionais atuantes nas demais funções analisadas. Além disso, identificou-se que, embora possuam uma visão mais analítica, sendo capazes de analisar argumentos de maneira mais exaustiva, até mesmo os indivíduos pertencentes ao perfil analítico foram influenciados pela heurística da ancoragem e ajustamento, o que os induziu ao erro em sua avaliação quanto ao indicador empresarial analisado. Desse modo, tornou-se evidente que, mesmo indivíduos cognitivamente mais desenvolvidos estão sujeitos aos erros provocados por desvios e interferências em sua conduta racional. Por conseguinte, os resultados demonstraram a presença de uma contraposição entre a utilização de atalhos visando simplificar o processo decisório, levando o indivíduo ao erro, e o conceito de alfabetização financeira, que aponta esta como sendo uma combinação de consciência, conhecimento, habilidade, atitude e comportamento necessários para tomar decisões financeiras consistentes, objetivando o bem-estar financeiro.

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