Mídias sociais como estratégia de marketing digital para captação de clientes no mercado varejista

Fernandes, Thaynna Maria da Silva

Resumo

Na atualidade, não se pode negar que o surgimento das plataformas de comunicação online gerou uma transformação profunda na sociedade, afetando igualmente o ambiente empresarial. Nessa conjuntura, tornou-se essencial para as organizações compreenderem a influência e a abrangência das mídias sociais como uma tática efetiva para captar clientes, impulsionar suas vendas e consolidar sua posição no mercado. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar as estratégias de marketing digital, utilizadas nas redes sociais, para a captação de clientes nas empresas varejistas. Metodologicamente, parte de um estudo bibliográfico e de campo, de cunho exploratório, dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Participaram da pesquisa, quatro empresas, que responderam a treze questões referentes ao uso das redes sociais como marketing digital para captação de clientes. Como conclusão, o estudo deixa claro que as redes sociais são amplamente utilizadas como estratégias de marketing digital no mercado varejista. As empresas aproveitam plataformas populares, como Instagram, Facebook e WhatsApp, para alcançar e atrair clientes em potencial. Usam como estratégias: postagens diárias; diversos tipos de conteúdos baseados no interesse do público alvo; publicidades pagas para expandir sua visibilidade; e interação proativa com os clientes nas redes sociais. Para monitorar essas estratégias, as empresas analisam métricas como visualizações, compartilhamentos, comentários e feedback dos clientes. Além disso, a maioria das empresas analisam seu público-alvo nas mídias sociais e seguem tendências e melhores práticas de marketing digital em plataformas de mídia social, para melhor direcionar suas estratégias e atrair clientes específicos. Quanto aos desafios enfrentados pelas empresas para o uso das estratégias e monitoramento do marketing digital, foram citadas a concorrência acirrada, a necessidade de manter a fidelidade dos clientes e lidar com o gerenciamento da crescente demanda. Esses desafios mostram que as empresas devem estar preparadas para lidar com barreiras de forma eficiente, afim de garantir a satisfação do cliente em meio a essa demanda em expansão.

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