O impacto dos influenciadores digitais no processo de decisão de compras de consumidores masculinos

Silva, Luis Vinicius Nascimento

Resumo

O marketing de influência é considerado uma das principais estratégias digitais para aproximar os clientes das empresas e deu espaço para o surgimento de uma nova profissão que vem tomando conta do mercado, o “Digital influencer”. Destarte, essa pesquisa teve como objetivo verificar o impacto dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra de homens, identificando as redes sociais e os digitais influencer que mais influenciam os consumidores masculinos, os tipos de serviços/produtos comprados pelos homens nos quais eles exercem mais influência e demonstrando a influência da comunicação deles no processo de decisão de compras dos homens. Essa pesquisa caracteriza-se como aplicada, do tipo exploratória, descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, bibliográfica e de campo, elaborada por meio da análise conceituais e normativas, utilizando o método indutivo. A amostra desta pesquisa foi composta por 106 homens que fazem uso da internet e acessam algum tipo de rede social em João Pessoa e Região metropolitana. A técnica de amostragem utilizada foi a não probabilística. Para a realização da coleta de dados foi utilizado um questionário através do google forms com algumas questões subjetivas e objetivas, foi utilizado a escala Likert para aprimorar ainda mais a intensidade da opinião sobre o assunto tema. O tratamento dos dados coletados foi realizado com a utilização do programa Microsoft Excel que auxiliou na análise dos resultados das respostas dos participantes. Por fim, fez-se uso de estatística descritiva com uso de distribuição de frequências para as variáveis quantitativas e para a qualitativa análise de conteúdo. Quanto aos resultados dessa pesquisa, verificou-se que o impacto dos influenciadores digitais no processo de decisão de compras de homens se dá a partir da necessidade do consumidor/seguidor e do propósito que ele busca atingir ao comprar um produto desejado. Os influenciadores digitais impactam no processo de decisão de compra de mais de 30% dos participantes dessa pesquisa, e os tipos de serviços/produtos comprados pelos homens nos quais os digitais influencer exercem mais influência são cosméticos, roupas e acessórios. Sugere-se que se faça uma pesquisa para saber quais os motivos e critérios para que as empresas escolham os influenciadores digitais

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