O uso do GeoGebra como ferramenta pedagógica no ensino de geometria analítica: reta e circunferência do ensino médio
Sousa, Weliton Iris de
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma proposta metodológica com o uso do software matemático GeoGebra no ensino de Geometria Analítica, mais precisamente no estudo da Reta e da Circunferência. Deste modo, essa pesquisa tem como objetivo principal contribuir no ensino introduzindo o software GeoGebra como uma ferramenta didática para o professor de matemática utilizar em sala de aula. Este trabalho está organizado em quatro seções, sendo que, na primeira destacamos a definição do problema da pesquisa, os objetivos geral e específicos e os aspectos metodológicos. Na segunda seção expomos toda fundamentação teórica do trabalho com embasamento na respectiva proposta. Na terceira seção abordamos aplicações matemáticas e em seguida a construção geométrica de cada uma delas, utilizando-se do GeoGebra. E na quarta seção apresentamos a conclusão do trabalho, nesta discutimos a importância da tecnologia no ensino de Matemática, com ênfase no software Geogebra para o ensino de Geometria Analítica. Em termos gerais, essa pesquisa enfatiza o ensino da reta e da circunferência de forma que os alunos possam comparar a resolução matemática de uma situação-problema com sua construção gráfica e obterem um entendimento mais preciso.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.