PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO

Resumo

Com o aumento do uso da Tecnologia Digital (TD) tem atraído o interesse da comunidade científica em investigar o tema na atuação dos professores. Com isso, este trabalhou investigou a produção científica a respeito das competências digitais no ensino superior. Em que foi realizada uma pesquisa bibliométrica, de natureza quantitativa e de caráter exploratório. No qual, foram analisadas as publicações sobre o tema entre 2012 e 2021, em relação aos dados sobre ano de publicação, instituições vinculadas na produção dos trabalhos, estrutura dos trabalhos e os métodos de pesquisa adotados. Foram analisados 31 (trinta e um) trabalhos científicos. Como resultado, foram apresentados os dados extraídos dessas pesquisas, indicando a emergência do tema no contexto da pesquisa brasileira, em que desde o início do ensino remoto emergencial tem aumentado o número de publicações no país. Além de evidenciar a contribuição de autores de instituições internacionais para o desenvolvimento da temática. Conclui-se que a investigação científica sobre as competências digitais dos docentes deve contribuir para as mudanças ocorridas no ensino superior brasileiro.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.