Abordagem investigativa sobre polímeros para o ensino médio na perspectiva da educação ambiental

Dias, Nara Karoline Ferreira

Resumo

No Ensino de Química, é comum a adoção de um método de ensino tradicional. Em geral, essa abordagem tradicionalista não permite a formação de cidadãos reflexivos e críticos. É preciso uma troca processual e significativa de conhecimento entre o professor e o aluno. Para isso, a utilização de metodologias ativas torna-se um recurso formidável. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um Estudo de Caso (EC) para alunos do ensino médio, estimulando a formação de profissionais conscientes dos problemas ambientais. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo qualitativa e participante, envolvendo 57 alunos de uma escola pública no sertão paraibano. A sequência didática desenvolvida abrangeu aulas dialogadas, questionários eum caso investigativo coadunadoao conteúdo de polímerosnuma perspectiva da educação ambiental.Ademais, temas transversais como Química Verde (QV) e impactos ambientais auxiliaram no estudo de polímeros com a turma.Os resultados apontam para uma conscientização dos discentes quanto aos impactos ambientais, especialmente a utilização de sacolas plásticas. Como conclusão, infere-se que a metodologia proposta contribuiu na aprendizagem dos discentes, numa abordagem participativa e cidadã.A educação ambiental vai muito além da composição de conteúdos obrigatórios, ela buscou ampliar o conhecimento e as práticas sociais para a sustentabilidade do planeta.

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