Buquê de coxinhas : uma visão empreendedora por meio da economia criativa e seus produtos advindos

Soares, Juliana da Silva

Resumo

A economia criativa tem sido considerada um ativo econômico e vetor importante para ações empreendedoras no mercado e para a economia mundial. No Brasil, políticas públicas estão sendo desenvolvidas para impulsionar a economia criativa, principalmente no tocante à educação. As empresas estão de olho nesse nicho de oportunidade e estão investindo cada vez mais em produtos criativos, bem como em tecnologia e inovação. O presente trabalho apresenta o estudo de caso feito em uma microempresa no ramo alimentício, localizada na cidade de João Pessoa/PB, com enfoque na economia criativa, em forma de um produto artesanal chamado “coxinha” – um salgado querido e apreciado por muitos brasileiros e paraibanos. Partindo-se da coxinha, criou-se o produto criativo “buquê de coxinhas”. A finalidade da pesquisa foi aplicada, com abordagem qualitativa, com técnicas de pesquisa bibliográfica e descritiva, buscando descrever o fenômeno da economia criativa como forma de empreender em negócios básicos de sobrevivência familiar, em que este fenômeno trouxe atribuições e significados importantes à existência e manutenção deste negócio. A própria empreendedora analisada neste trabalho de conclusão do curso, relatou suas vivências e experiências à frente do negócio, inclusive diagnosticando seus fracassos e estratégias usadas para continuar produzindo um produto que era um dos sustentos financeiros da sua casa e da sua família. O estudo cumpriu com sua função acadêmica e científica e sugerindo-se que futuros trabalhos possam abordar a temática da economia criativa, não só como uma fonte de renda extra e de uma constelação familiar, mas como um negócio promissor, empreendedor e dinâmico na cidade de João Pessoa-PB.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.