Desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19: relato de experiência de uma discente do curso de licenciatura em ciências biológicas do IFPB - Campus Princesa Isabel

Oliveira, Eugênia Patriota de

Resumo

A pandemia da COVID-19 impôs muitos desafios para todos. Visando conter o seu avanço, várias medidas foram determinadas pelas autoridades, entre elas o isolamento social, o qual, entre outras decorrências, desencadeou o cancelamento das atividades presenciais em escolas e universidades por todo o mundo. No Brasil, recorreu-se ao ensino remoto emergencial para substituir o ensino presencial, enquanto durasse a situação pandêmica. Nesse período, a autora, aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Princesa Isabel, cursou metade da matriz curricular de forma remota, uma experiência marcada por grandes desafios. Nesse sentido, acatando a experiência como ponto de partida, o presente trabalho consiste num Relato de experiência, de cunho descritivo e reflexivo, com abordagem qualitativa, tendo como referência o roteiro sugerido por Mussi, Flores e Almeida (2021), com o objetivo principal de refletir criticamente a experiência vivida. Os resultados apontam para a importância das práticas no ensino de Ciências e Biologia, pois são elas que promovem a relação da teoria com a prática, consolidando a aprendizagem e em especial na formação dos futuros professores destas disciplinas, visto que os futuros docentes precisam aprender tais técnicas para que possam utilizá-las no seu futuro profissional.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.