Educação ambiental e formação do cidadão: reflexões sobre o currículo da escola cidadã integral estadual de ensino fundamental e médio Monsenhor Sebastião Rabêlo no município de Manaíra - PB/

Antas, Carla Caroline Rabêlo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar e avaliar os documentos escolares no que tange a Educação Ambiental na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio (ECI EEFM) Monsenhor Sebastião Rabêlo. O trabalho foi realizado de forma descritiva e qualitativa, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais. A pesquisa foi dividida em duas partes: análise documental e identificação da abordagem de Educação Ambiental nos documentos da escola. A partir da pesquisa documental, observou-se que a Educação Ambiental na escola não é trabalhada de forma específica como uma disciplina, mas é abordada como tema transversal nos planos de ação dos professores. No entanto, não foi possível verificar a concretização dessas ações, pois a escola não possui registros ou lista de atividades realizadas. A ausência de clareza sobre como abordar a Educação Ambiental na escola dificulta o planejamento e a organização das práticas educacionais, bem como a avaliação dos resultados, sendo assim. Consideramos que para superar estes desafios, a formação da equipe escolar e o planejamento conjunto são essenciais para potencializar as ações de Educação Ambiental e promover uma abordagem abrangente, efetiva e crítica.

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