ENSINO DE LITERATURA PARA ALUNOS SURDOS: A ARTE DE APRENDER ATRAVÉS DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILINGUES

FRANCO, MARIA VERONICA RODRIGUES

Resumo

O referido trabalho abordar de assuntos de desenvolvimento Educacional e Social relacionados a produção de materiais didáticos bilíngues em libras / língua portuguesa. O objetivo, será estimular a interação e a comunicação entre alunos surdos e ouvintes, e também buscar desenvolver ações que permitam a inclusão do aluno surdo, utilizando praticas pedagógicas que favoreçam o aprendizado, estimulando a interação por parte de todos. O objeto de estudo é o ensino da literatura para alunos surdos a partir da elaboração de uma proposta prática com a fábula “O pastor e as ovelhas”, a obra está acessível em Libras, registrada em vídeo. Nessa perspectiva, tem como objetivo geral refletir e propor práticas pedagógicas utilizadas na contação de histórias para que os alunos surdos possam ser representados na sua cultura, identidade e subjetividade. A conclusão deste trabalho registra que a literatura trabalhada por meio da Língua de sinais é um grande passo para o processo de inclusão dos alunos surdos no dia a-dia da sala de. Possui uma abordagem qualitativa, tendo como fundamento legal a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo decreto n° 5.626/05, e algumas considerações de Peixoto e Possebon (2018), que tratam da literatura surda como um importante instrumento de inserção social. A conclusão deste trabalho registra que a literatura trabalhada por meio da Língua de sinais é um grande passo para o processo de inclusão dos alunos surdos no dia-a-dia da sala de aula.

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