Construção de uma carpoteca didática nas aulas de botânica do ensino básico: estratégia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes

Alves, , Kelma Layara Pereira

Resumo

A carpoteca é uma coleção didática de frutos organizada para fins científico podendo ser usada como material de ensino, pesquisa e extensão. O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento de ações de intervenções pedagógicas nas aulas de Biologia, nos conteúdos de Botânica, no ensino médio, com o objetivo da produção de uma carpoteca didática. O trabalho foi realizado em uma escola pública, ECI João Cavalcanti Sula na cidade de Boa Ventura, estado da Paraíba, tendo como público-alvo, os discentes da turma do 2º ano do ensino médio. O processo metodológico da pesquisa aconteceu em cinco etapas: Jogo quizzes, Aula expositiva-dialogada, Aula teórico-prática e Aula de campo e Construção da carpoteca que permitiu o aluno ser protagonista do próprio aprendizado assim, colaborando para uma autonomia, criatividade e coletividade. Sendo assim, uso das metodologias ativas contribui de forma positiva e satisfatória para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem tornando o ensino mais atrativo. Os resultados mostraram que os alunos tiveram uma participação efetiva com bastante interesse e motivados pela Botânica principalmente pelos conteúdos considerados mais complexos e de difícil compreensão. Observou-se a participação ativamente dos alunos durante todas as etapas realizadas e principalmente nas atividades de campo e práticas para construção da carpoteca que proporcionou uma maior aproximação dos discentes com a flora local, contribuindo para tornar o estudo de Botânica mais estimulante e dinâmico, através da carpoteca didática juntamente com ações de intervenções foram formas de contribuir na construção do conhecimento e na promoção de uma aprendizagem efetiva. Conclui-se, que a utilização de metodologias ativas podem contribuir de forma significativa para aulas de Botânica sejam interessantes para os estudantes do ensino médio.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.