Construção de herbário com espécies da flora da caatinga: estratégia para o ensino de botônia em uma escola do sertão paraibano

Silva, Estefânia Gomes da

Resumo

É necessário o uso de ferramentas didáticas para um bom aproveitamento do ensino de botânica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a botânica enfrenta problemáticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido à íntima apreensão e representação da realidade. Diante das dificuldades do ensino de botânica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi construído um Herbário na ECI João Cavalcanti Sula, localizada no município de Boa Ventura – PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utilização de um herbário como recurso didático e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em botânica, aprimorando os conhecimentos sobre as espécies de vegetais que compõem a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, exploratória, descritiva e dividida em três etapas: 1ª) aulas teóricas e expositivas; 2ª) aula de campo; 3ª) produção de exsicatas e construção de um Herbário didático. Observou se uma grande aceitação e entusiasmo dos alunos em relação à produção das exsicatas e uso do Herbário e todas as etapas foram muito bem avaliadas alcançando as expectativas planejadas. Utilizando-se do Herbário como uma ferramenta didática, os estudantes foram capazes de alcançar a compreensão de seu papel como componente da natureza e perceber a importância da biodiversidade na vida cotidiana. Assim, a construção desse recurso didático pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualização do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos botânicos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.