Biologia e música: uma estratégia interdisciplinar para o ensino do bioma caatinga numa perspectiva da educação ambiental

Lopes, Dionísio dos Santos

Resumo

Quatro em cada dez jovens não sabem em que bioma brasileiro vivem. Desse modo, é de extrema importância conhecer o bioma em que se vive, para desenvolver conexões com o território e entender os requisitos para a sua preservação. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização da música como estratégia para o ensino do bioma Caatinga numa perspectiva da Educação Ambiental, a partir de uma concepção interdisciplinar entre Biologia e Arte. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Princesa Isabel-PB, tendo como público alvo a turma do 1º ano do curso Técnico em Meio Ambiente. Para tanto, foram selecionadas 16 músicas envolvendo o bioma Caatinga, com temáticas que abordam a biodiversidade, clima, e entre outros aspectos. O resultado aponta que muitos estudantes demonstraram um conhecimento superficial sobre o bioma Caatinga. A pesquisa também indicou que ao apresentar as músicas, ocorreu uma mudança de comportamento entre os alunos, os quais tornaram-se mais participativos e envolvidos com o tema. Portanto, abordar a Educação Ambiental partindo do conhecimento do território, neste caso, o bioma caatinga, provoca o fortalecimento da identificação entre os sujeitos e seus territórios, e torna o processo de EA mais efetivo.

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