A etnomatemática na construção civil : um estudo de caso acerca dos saberes matemáticos manifestados por pedreiros no município de Paulista-PB

Silva, Luan Ramalho da

Resumo

Ao falar sobre aprendizagem matemática, tem-se que, em muitos aspectos, mesmo em indivíduos escolarizados ou familiarizados com a matemática escolar, tal processo é, normalmente, muito específico e individual para cada um. A matemática pode ser entendida dentro da sala de aula, ou, em um contexto alternativo, ou, em alguma atividade cotidiana, ou, através de alguma reflexão ou situação imposta por alguém ao longo da vida, dentre outras indefiníveis maneiras. O presente trabalho, então, tem como objetivo investigar, analisar e buscar compreender a Etnomatemática empregada pelos pedreiros nos processos que envolvem a construção civil, e como este conhecimento prático foi elaborado e transmitido, de pessoa para pessoa, na comunidade amostral. Este estudo conta com uma metodologia de caráter qualitativo e cunho descritivo-exploratório que se deu através de entrevistas realizadas com os indivíduos foco da pesquisa. Como conclusões para o referido estudo, apontam-se a dicotomia presente entre a origem do conhecimento matemático dos pedreiros inseridos nas suas práticas profissionais e cotidianas, e os conhecimentos legitimados pela matemática escolar. Além disso, o processo de obtenção deste conhecimento matemático e o rigor da sua aplicabilidade, nas práticas dos pedreiros em questão, também são aspectos igualmente analisados neste estudo. Com isso, ainda nesta investigação, emergem implicações para a prática letiva da matemática que, em relação ao desenvolvimento do currículo escolar, pode se envolver em uma abordagem mais prática, cultural e próxima do cotidiano dos alunos ao longo do ensino básico ou, também, na educação de jovens e adultos, e, mesmo, nas novas oportunidades e modalidades de ensino, em função de promover uma aprendizagem mais significativa e aplicada da matemática.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.