Esquetes teatrais como ferramenta didática para o ensino de evolução nos anos finais do ensino fundamental

Leite, Luciele Guimarães

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de experiência de projeto desenvolvido com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Ensino Básico Reunida Padre Tavares, na cidade de Tavares- PB, e tem por objetivo discutir o ensino de Evolução através do debate entre ciência e religião utilizando esquetes teatrais como metodologia ativa com intuito de facilitar a compreensão e abordagem dessa temática em sala de aula, tendo em vista que a mesma é considerada um grande desafio a ser trabalhado devido a múltiplos fatores. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: aula expositivo-dialogada, na qual foi introduzida o conteúdo de evolução; montagem dos esquetes teatrais, onde os discentes, em grupo, criaram o roteiro de seus esquetes por meio de um passo a passo criado para auxiliá-los; e apresentação dos esquetes, onde os alunos apresentaram para própria turma o seu trabalho. Posteriormente foi debatido um artigo sobre Evolução e Criacionismo. Os resultados obtidos foram advindos das observações feitas no desenvolvimento de cada etapa e mostram que o uso de esquetes teatrais como metodologia de ensino torna o conteúdo mais atrativo e faz do/a aluno/a protagonista na busca do seu próprio conhecimento, além de facilitar a abordagem da temática, o que faz dessa metodologia ativa uma ferramenta positiva de ensino e aprendizagem.

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