Análise da coleção de modelos didáticos para o ensino-aprendizagem de biologia em escolas de ensino médio da cidade de Flores - PE

Barbosa, Patrícia Rafaela Queiroz

Resumo

O conteúdo de Biologia proposto pela matriz curricular e pela BNCC para o Ensino Médio, muitas vezes tem como objeto de estudo estruturas ou processos considerados abstratos pelos estudantes. Diante disto, faz-se necessário a utilização de metodologias capazes de promover o aprendizado do assunto estudado de forma mais concreta. Nesta perspectiva os modelos didáticos têm se mostrado uma alternativa, pois possibilitam a representação tridimensional de alguns objetos estudados. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise da coleção de modelos didáticos disponíveis nas Escolas Estaduais Pedro Santos Estima e EREM Aires Gama, no município de Flores-PE, para o ensino de Biologia. Para atender aos objetivos, a técnica usada foi de observação sistemática e o instrumento escolhido para realizar a coleta das informações foi a ficha observacional. Os resultados encontrados mostraram que a realidade nas duas escolas é semelhante, ambas possuem apenas um modelo didático sendo este referente ao conteúdo de Anatomia Humana. Diante desta situação, concluímos que é necessário buscar possibilidades de superar essas condições aumentando a disponibilidade e diversidade destes recursos, uma vez que se queira promover um ensino de qualidade, sendo a principal alternativa através de investimentos realizados pelo poder público.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.