Modelos didáticos nas aulas de ciências: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana

Lima, Maria Tatiana Carneiro

Resumo

Ciências da Natureza, é uma área do conhecimento permeada por inúmeros desafios e abrange uma gama de conteúdos, que nem sempre são de fácil compreensão, dentre estes, se destaca o estudo da anatomia e fisiologia humana. O uso das metodologias ativas, surge neste contexto, como uma possibilidade para facilitar e dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, tornar o ensino do conteúdo de anatomia e fisiologia humana ativo e dinâmico, durante as aulas de Ciências, através da construção de modelos didáticos, por meio da aplicação de uma ação Maker e objetivos de aprendizagem inspirados na Escola da Ponte. O trabalho foi realizado em uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, Princesa Isabel – PB. Para sua aplicação, o trabalho foi dividido em três etapas: Etapa 1 – Foi feita a apresentação da ideia do projeto; breve revisão do conteúdo; divisão das equipes, sorteio dos temas e orientações para produção de modelos didáticos; Etapa 2 – Ocorreu a confecção dos modelos didáticos (ação Maker), com base nos objetivos de aprendizagem (inspirado na Escola da Ponte), abordando a anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano; Etapa 3 – Nesta etapa, os estudantes realizaram a apresentação dos modelos didáticos, representando determinado sistema do corpo humano. Foram construídos no total 8 modelos didáticos, abordando seis sistemas humanos (Digestório, Respiratório, Urinário, Cardiovascular, Muscular e Nervoso). Na confecção, materiais reutilizáveis como, papelão, garrafa pet e canudos plásticos foram utilizados. Além destes, algumas equipes optaram pela utilização de cartolina, EVA e tinta guache. A confecção dos modelos didáticos se deu de maneira coletiva, onde os estudantes puderam socializar e aprender uns com os outros. Foi possível constatar que o “colocar a mão na massa”, despertou o interesse dos estudantes para com o conteúdo abordado. Algumas equipes se destacaram durante a exposição dos modelos produzidos, por conseguir abordar o sistema humano trabalhado de maneira mais detalhada, enquanto outras equipes se restringiram a abordagem de parte do sistema. De maneira geral, pode-se constatar que nem todas as equipes atenderam às expectativas descritas nos objetivos de aprendizagem. Todavia, pode-se considerar que a aplicação da ação Maker, alinhada a objetivos de aprendizagem, possibilitou que os estudantes expandissem suas habilidades individuais e coletivas. Constatou-se ainda, que este tipo de atividade estimulou a criatividade e autonomia os estudantes durante todo o processo.

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