Educação ambiental no ensino médio em escolas públicas: revisão de literatura sobre as realidades e perspectivas

Silva, Carla Andréa Pereira da

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a Educação Ambiental (EA) no Ensino Médio em escolas públicas, abordando suas realidades e perspectivas. A metodologia constituiu-se na identificação de artigos relacionados ao tema, utilizando o descritor “Educação Ambiental no Ensino Médio”. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Periódico CAPES, SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO. Os resultados apontaram 16 artigos sendo quatro (4) grandes eixos de discussão sendo norteados nos trabalhos acadêmicos: 1) Educação Ambiental, livros didáticos e abordagem Interdisciplinar, Transdisciplinar e Transversal; 2) Educação Ambiental e percepção dos Estudantes; 3) Práticas de Educação Ambiental; 4) Desafios para a Educação Ambiental no Contexto Escolar . Além disso, foram identificadas perspectivas promissoras, como a abordagem CTSA e o uso de estratégias pedagógicas inovadoras. Considera-se que a EA no Ensino Médio em escolas públicas é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente, porém ainda são necessários investimentos em formação de professores e disponibilização de recursos adequados para a concretização de uma EA que saia da superficialidade e do tradicionalismo e alcance um destaque crítico e ativo.

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