Tipificação da formação continuada de professores de Ciências do ensino fundamental: uma revisão bibliográfica entre os anos de 2018 a 2022

Pereira, Lucivania da Silva

Resumo

Este artigo aborda a temática da tipificação da formação continuada de professores de Ciências do Ensino Fundamental. Destaca-se a importância de uma formação continuada que estimule os professores em relação a sua prática e ofereça oportunidades de atualização e aquisição de novos conhecimentos. Para obter os dados, foi realizada uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa em artigos da Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), utilizando os descritores: formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental, formação continuada de professores e formação continuada de professores de Ciências do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar os tipos de formação continuada mais utilizados pelos professores de Ciências do Ensino fundamental nos últimos cinco anos. Foram analisados sete trabalhos de um total inicial de 78 artigos. No processo de análise, emergiu apenas uma categoria relacionada à temática abordada: Metodologias de ensino. Os resultados destacam a necessidade de que a formação continuada promova a compreensão da importância dessa formação para os professores de Ciências do Ensino Fundamental, bem como para a aprendizagem e o desenvolvimento do docente. É essencial que essa temática seja incorporada nos espaços de formação.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.