Plantas medicinais em sala de aula: a etnobotânica como ferramenta de ensino

Silva, Rafaela Ferreira da

Resumo

Aproximadamente 82% da população brasileira utiliza plantas medicinais com a finalidade de tratar ou curar doenças especificas. Esse trabalho teve como objetivo avaliar os conhecimentos etnobotânicos acerca das plantas medicinais em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental na escola ECI- Adriano Feitosa, que se localiza em Tavares, Paraíba através de metodologias ativas. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, foi dividida em três etapas: roda de conversa acerca das plantas medicinais, mostra de plantas medicinais, e exposição de cartazes. Através das atividades realizadas durantes as três etapas, os alunos mostraram seu conhecimento sobre a cultura das Plantas Medicinais, conseguiram discutir sobre as plantas medicinais e trazer os seus conhecimentos para a sala de aula. Foram abordadas 19 plantas medicinais nativas e exóticas utilizadas pelos estudantes. Discutiram-se estudos científicos embasados com as plantas para a indústria farmacêutica e sobre os tratamentos fitoterápicos. Os estudantes mostraram-se bastante interessados nos benefícios, malefícios e os princípios ativos, servindo de alerta para que não se utilize as ervas medicinais sem conhecimentos específicos. Portanto, as estratégias metodológicas nas escolas confirmam que a utilização de metodologias ativas e ferramentas diferentes são de grande relevância para a troca de saberes populares e científicos auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e prendendo a atenção dos estudantes.

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