PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: APLICAÇÃO DO GEOPROCESSAMENTO E DO SENSORIAMENTO REMOTO NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO IFPB – PRINCESA ISABEL

SILVA, VINICIUS NOVO DA

Resumo

O geoprocessamento e sensoriamento remoto são áreas crescentes e essenciais para o desenvolvimento sustentável, tornando-se primordial sua inserção em cursos com transversalidade com tais ciências, como as ciências ambientais. Nesta perspectiva o objetivo geral da proposta de intervenção é apresentar uma ideia de intervenção sobre o ensino de geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado na otimização do processo de diagnóstico da fragilidade ambiental, no curso técnico em meio ambiente do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus Princesa Isabel-PB. Como metodologia adotou-se para o desenvolvimento desse trabalho uma pesquisa bibliográfica com levantamento de informações com base nos autores que deram luz na construção teórica, bem como foram traçadas atividades de intervenção prática visando preparar e capacitar os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente para conhecer o as áreas de geoprocessamento de uma determinada localidade e o sensoriamento remoto, focando para que eles possam construir e desenvolver um relatório científico. Com a implementação da proposta espera-se um desenvolvimento expressivo dos alunos no que concerne aos conhecimentos do geoprocessamento e sensoriamento remoto, além dos conceitos da fragilidade, proporcionando um diferencial competitivo e ampliando as oportunidades de carreira. Espera-se uma participação ativa dos alunos, que se tornam mais propensos a inovar e se desenvolver pessoalmente, e ainda com o envolvimento dos estudantes em atividades científicas, existe o potencial de evolução de habilidades associadas a um pensamento mais crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança contribuindo para a divulgação do conhecimento científico e fortalecendo a base científica da sociedade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.