Educação socioemocional no ambiente escolar

Silva, Gislene Bezerra dos Santos

Resumo

A educação socioemocional (ESE), se apresenta como uma proposta de ensino para as escolas, baseadas no desenvolvimento de habilidades para o reconhecimento e gerenciamento das emoções colaborando com a formação integral dos e das estudantes. Este trabalho buscou sensibilizar estudantes e professores da escola, utilizando como proposta de intervenção dinâmicas que trabalham o emocional e o interpessoal. Os resultados obtidos demonstram uma enorme carência no que se diz respeito às práticas de educação socioemocional, no Brasil existem poucas iniciativas de implementação nas escolas, embora a aplicação do conteúdo, quando trabalhado em sala reflita em resultados positivos. Dentre as intervenções ministradas, foram observadas algumas competências almejadas como: melhorias no comportamento, autoestima, respeito ao próximo, empatia e melhorias na conduta. Consideramos que a educação socioemocional é ferramenta vantajosa para reconhecer e expressar o nosso estado emocional, beneficiando tanto estudantes quanto professores, e contribuindo para a exercitação da saúde mental nas escolas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.