Satisfação no trabalho: uma análise na gerência do pós crédito e cobrança em um órgão público de crédito com foco em empreendedorismo

Nascimento, Luciana Silva do

Resumo

A satisfação no trabalho é a atitude do colaborador com relação às suas tarefas exercidas profissionalmente. No geral, estar satisfeito com o trabalho é ter a visão de capacidade para cumprir sua função e, principalmente, ver o propósito existente nessas atividades, reconhecendo o trabalho como essencial para a empresa. Neste modo, o objetivo desse trabalho é analisar como a forma de liderança influência na satisfação do trabalho através dos colaboradores da gerência do Pós crédito e Cobrança do Empreender PB. Como metodologia adotada para a realização do estudo empírico, foi utilizado a abordagem quali- quantitativa, com os tipos de pesquisa sendo exploratório, descritiva e bibliográfica. Foi aplicado, um questionário contendo 25 perguntas, com base na Escala de Satisfação no Trabalho (EST) de Siqueira (2009) que avalia a percepção da satisfação no trabalho a partir de cinco dimensões, que são: satisfação com os colegas de trabalho, com o salário/remuneração, com a chefia, com a natureza do trabalho e com as promoções. A pesquisa contou com a participação de 10 colaboradores, sendo 04 servidores e 06 estagiários. Os objetivos deste trabalho procuraram contribuir para uma maior e melhor compreensão da satisfação no trabalho desses colaboradores, definindo-a e verificando-a através de uma pesquisa que transparece a opinião dos colaboradores a respeito do tema proposto aplicado em seu ambiente de trabalho, o que permite a identificar os pontos positivos e negativos, além de sobre os mesmos, e conhecer o perfil profissional atuante da gerência em estudo. Os resultados da pesquisa revelaram que, de modo geral, os colaboradores estão satisfeitos essencialmente com os laços de afetividade entre os colegas e chefia, e a satisfação com a natureza do trabalho Diante disso, é perceptível que a gerência tem bons pontos que acarretam em um ambiente de trabalho satisfatório, com uma equipe entrosada, direção assertiva e qualidade na produção, mesmo com esses pontos, apresenta-se alguns pontos negativos que necessitam de melhorias para incentivos, como promoção e salário, evidenciando a necessidade de discussão e redefinição de pontos que colaborem com a satisfação de seus colaboradores.

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