O impacto da educação formal sobre a educação financeira dos servidores segurados do Instituto de Previdência do município de Bayeux, Paraíba

Souza, Henrique de Oliveira Silva

Resumo

Este trabalho investiga o impacto que a educação formal dos servidores segurados do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Bayeux exerce sobre a literacia financeira deles, com o objetivo de mensurar o quão educado financeiramente eles são, a partir da margem de empréstimo consignado consumida. A metodologia empregada foi desenvolvida a partir da aplicação de uma regressão linear, considerando as variáveis de educação formal, gênero e renda, para explicar o desconto percentual da renda que cada servidor utiliza. Os resultados indicam que possuir apenas o ensino médio completo implica em maiores descontos, enquanto os servidores que possem formação superior ligada a cursos de gestão tendem a ter descontos menores. Estes resultados têm implicações significativas para a tese da importância da inserção da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular, momento em que as crianças começarão a ter os primeiros conceitos com os conceitos de dinheiro e possam se tornar adultos educados financeiramente. Em resumo, este estudo contribui para a área de finanças pessoais e políticas públicas, ao demonstrar a importância da educação financeira no desenvolvimento do aluno enquanto cidadão. Recomenda-se a adoção de políticas públicas voltadas à promoção de oficinas em finanças pessoais para os adultos que não tiveram contato com a disciplina anteriormente e a inserção da matéria de “finanças pessoais” na grade curricular escolar, desde as primeiras séries.

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