O impacto da educação formal sobre a educação financeira dos servidores segurados do Instituto de Previdência do município de Bayeux, Paraíba
Souza, Henrique de Oliveira Silva
Resumo
Este trabalho investiga o impacto que a educação formal dos servidores segurados do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Bayeux exerce sobre a literacia financeira deles, com o objetivo de mensurar o quão educado financeiramente eles são, a partir da margem de empréstimo consignado consumida. A metodologia empregada foi desenvolvida a partir da aplicação de uma regressão linear, considerando as variáveis de educação formal, gênero e renda, para explicar o desconto percentual da renda que cada servidor utiliza. Os resultados indicam que possuir apenas o ensino médio completo implica em maiores descontos, enquanto os servidores que possem formação superior ligada a cursos de gestão tendem a ter descontos menores. Estes resultados têm implicações significativas para a tese da importância da inserção da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular, momento em que as crianças começarão a ter os primeiros conceitos com os conceitos de dinheiro e possam se tornar adultos educados financeiramente. Em resumo, este estudo contribui para a área de finanças pessoais e políticas públicas, ao demonstrar a importância da educação financeira no desenvolvimento do aluno enquanto cidadão. Recomenda-se a adoção de políticas públicas voltadas à promoção de oficinas em finanças pessoais para os adultos que não tiveram contato com a disciplina anteriormente e a inserção da matéria de “finanças pessoais” na grade curricular escolar, desde as primeiras séries.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.