Avaliação do marketing de diferentes tipos de hospitais no Instagram

Silva, Dayana Conceição de Lima

Resumo

O marketing é tido como uma ferramenta vital na estruturação de qualquer organização contemporânea, o setor de saúde está entrando em uma era de inovação digital. Desta maneira, as instituições hospitalares entram em um conceito de Marketing viral, que se trata de uma estratégia do marketing que utiliza as redes sociais, tanto via ciberespaço quanto offline, que visa conseguir transmitir mensagens e anúncios aos consumidores do mercado, como uma forma de evidenciar produtos e serviços e difundi-los entre os consumidores. Portanto, este estudo tem por objetivo analisar as principais estratégias de marketing utilizadas no Instagram por hospitais de uma capital do Nordeste brasileiro, João Pessoa, seguindo, para alcançar este fim, uma pesquisa que segue abordagem qualitativa de observação direta das publicações dos perfis de diferentes tipos de hospitais no aplicativo. Três hospitais da cidade foram selecionados: um público, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; um privado, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley e, o filantrópico, o Hospital Napoleão Laureano. Foram analisadas as publicações referentes ao ano de 2022, para a coleta das informações foi estruturado um instrumento para pegar os dados mais pertinentes a pesquisa, e foi adotada a análise de conteúdo para compreender melhor as publicações de cada um dos hospitais. Foi identificado que cada hospital apresenta uma finalidade distinta no seu intuito de publicação, porém, o hospital privado é quem se apresenta mais distinto dos três, uma vez que seu interesse maior é voltado a aquisição de novos clientes conveniados que venham a utilizar-se de sua estrutura, já o hospital público e o hospital filantrópico estão mais focados em dar uma devolutiva social. Conclui-se que os tipos de marketing que mais apareceram na pesquisa foram o marketing social e o marketing de conteúdo, estes principalmente mais associados ao hospital público e ao hospital filantrópico, enquanto a instituição hospitalar privada apresentava uma perspectiva mais clássica do marketing, focado na aquisição de novos clientes.

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