Hábitos de consumo e-commerce: uma análise comparativa pós-pandemia

Silva, Rafael Lima da

Resumo

A pandemia da Covid-19 foi assim oficializada em 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) gerando transtornos tanto sanitários quanto comportamentais que tiveram um impacto significativo na vida das pessoas. Mediante a diretrizes governamentais durante a pandemia, novos hábitos de consumo que priorizavam a redução no contato físico, foram sendo estabelecidos, assim fomentando o e-commerce na pandemia. Desta forma, levantou-se a seguinte questão: Quais os hábitos de consumo cresceram no período pós-pandêmico? O presente estudo se caracteriza como quantitativa básica, tendo caràter descritivo e natureza aplicada. Sendo utilizado na coleta de dados, questionário online abrangendo 23 perguntas, posteriormente analisado através do uso de estatística básica, com percentuais, frequências e gráficos. Os resultados apontam um crescimento na periodicidade de compras, apesar de semanalmente ter apresentado diminuição, houve crescimento mensal a cada 6 meses, enquanto a frequência quinzenalmente permaneceu igual. Em relação a quantidade de itens, apenas de 1 a 3 itens apresentou crescimento, enquanto as demais expuseram pequeno retrocesso em relação ao período pandêmico. Os produtos higiênicos e saúde caíram no pós-pandemia, em evidência ficaram os produtos de vestuários, eletrônicos e brinquedos e lazer que apresentaram aumento significativo. A preocupação em evitar riscos à saúde apresentou queda como motivação no período pós-pandemia. Além disso as, as questões ligadas a motivações financeiras como: custo, facilidade de comparar preços e promoções, apresentaram maior destaque. Segundo a percepção dos consumidores, eles acreditam que seu consumo no e-commerce permanece em ascensão no pós-pandemia. Embora os hábitos de consumo no e-commerce persistam no póspandemia, foram direcionados a produtos de consumo mais duráveis, e que devido a natureza desses produtos, a frequência e quantidade de itens foram alteradas. Referente a percepção dos respondentes ao seu consumo e-commerce no pós-pandemia, o começa inicialmente como uma percepção, pode de fato influenciar nos hábitos de consumo e ter impacto real no crescimento do ecommerce nesse período

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