O retorno às aulas presenciais: percepções dos professores de matemática do município de Barro-CE

Gonçalves, Maria Cassiana Pereira

Resumo

Decorrido o período de aproximadamente dois anos de realização de atividades educacionais de forma remota, alunos e professores retornaram às instituições de ensino, entre final de 2021 e início de 2022, para as aulas presenciais. Contudo nesse contexto se constituiu uma preocupação sobre como seria essa retomada às aulas presenciais, depois desse longo período de afastamento das escolas. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada no ano de 2022 com professores de Matemática de instituições públicas de ensino do fundamental II, do município de Barro/CE. Teve como objetivo analisar, junto aos professores de matemática desse município, como estão sendo desenvolvidas suas atividades pedagógicas no retorno ao ensino presencial para se ter uma base para discussões sobre a atuação dessa equipe e a equipe responsável pela formação dos professores no município. Os participantes da pesquisa, com idades variando entre 23 e 59 anos, cursaram ou estão cursando a Licenciatura em Matemática em instituições públicas, ou outro curso com habilitação para o ensino da Matemática. A maioria dos professores afirma estar sentindo dificuldades no processo de retorno às aulas presenciais por motivos diversos, apesar de estarem participando de ações de formação continuada e recebendo material de apoio da Secretaria Municipal de Educação. Com o mapeamento de informações como estas, pode-se ter uma base para discussões futuras sobre a educação desse lócus, contribuindo assim pelo seu avanço, bem como os subsídios para implantação de projetos que beneficiem a educação matemática do ensino fundamental II, do município supracitado.

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