EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL – APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCAÇÃO BÁSICA A TECNOLÓGICA

GALVÃO JÚNIOR, HELY

Resumo

Este estudo propõe a aplicação do modelo de ensino socioemocional ou ensino de habilidades de controle emocional para os alunos. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular — BNCC abarcou a questão, aplicando-a transversalmente. Dai a importância deste estudo, por suprir um vácuo de discussão sobre a existência de uma forma efetiva e padronizada de aplicação da metodologia. Teve-se por objetivos, além da contribuição para o planejamento e a organização curricular de futuros cursos, a demonstração de que o tema ainda foi incluído formalmente nos Projetos Pedagógicos. Como objetivos específicos corroboradores das teses apontadas, apresentou-se dados sobre o volume de escolas do “Eixo de Cursos Técnicos de Informação e Comunicação” que incluem a metodologia nos seus cursos, além de elencar quais as disciplinas demandante de ensino socioemocional são atualmente ministradas. Efetuou-se pesquisa bibliográfica de objetivo descritivo, buscando o posicionamento da academia sobre o tema. Também, se efetuou pesquisa de objetivo primário, em campo, adotando questionários e questionamentos como instrumentos de pesquisa, com análise de dados abordada por avaliação das variáveis quantitativas. Se verificou que os resultados auferidos corroboram que na rede pública da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ocorre descaso com a adequação à BNCC, pois todas as escolas que responderam à pesquisa afirmaram não aplicar a metodologia ES. Assim, cabe a acadêmia acalorar a discussão junto aos órgãos governamentais e de controle acadêmico sobre quando, como e onde padronizar garantindo sua aplicação em toda a rede do país.

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