AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ

Resumo

A Agenda 21 tem sido discutida por ser voltada para o desenvolvimento sustentável, promovendo economia com a preservação do meio ambiente. A Agenda 21 é um plano de ação global, adotado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o qual delineia estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável em escala global até o século XXI. A Agenda 21 ganha relevância por promover a integração entre desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental. A Educação Ambiental, por sua vez, desempenha um papel fundamental na formação dos futuros profissionais, informando sobre questões ambientais, como também promovendo a conscientização sobre a interdependência entre os seres humanos e o meio ambiente. Discutindo esses temas, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos educandos do curso de Agropecuária de uma escola técnica estadual na Paraíba sobre Educação Ambiental, contextualizando a Agenda 21 na Educação Profissional, com foco na importância desses conteúdos para a formação dos profissionais nesta área de atuação. Foram aplicados com os alunos da 2ª e 3ª séries do curso, cinquenta questionários com oito questões sobre Agenda 21 e Educação Ambiental. A maioria dos alunos mostrou ter conhecimentos sobre Educação Ambiental e poucos sobre Agenda 21. O estudo revelou o nível de conscientização dos alunos e a eficácia da Educação Profissional no trato dos conceitos ambientais de forma significativa. Importa destacar que um conhecimento aprofundado da Agenda 21 seria indicado, uma vez que pode levar os alunos a participarem ativamente na promoção de práticas agrícolas responsáveis, influenciando não apenas o ambiente educacional, mas também as comunidades onde estão inseridos.

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