Uma revisão bibliográfica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de química

Mendes, Clebiana Gomes

Resumo

No âmbito educacional a Química é vista pelos estudantes como de difícil entendimento e frequentemente considerada como desinteressante. Os discentes apresentam dificuldade em estabelecer conexões entre os conteúdos explanados em sala de aula e suas experiências cotidianas, uma vez que, geralmente, os conteúdos abordados são apresentados de maneira descontextualizada. O presente trabalho teve como objetivo analisar através de uma revisão bibliográfica a importância das atividades experimentais com materiais alternativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química. A metodologia adotada consistiu-se em um levantamento bibliográfico de artigos, empregando-se uma coleta de dados por meio de uma busca eletrônica nas bases de dados Google Scholar e Periódicos Capes. A partir dos resultados, é possível inferir que a integração de materiais alternativos em atividades experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a assimilação do conhecimento e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Isso destaca a importância significativa dessa abordagem no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o uso de atividades experimentais alternativas possibilita que percalços sejam contornados. Ademais, se vinculadas a situações cotidianas enriquece a compreensão dos estudantes acerca dos conteúdos estudados e a adoção dessas atividades para a sala de aula estimulam os alunos a visualizar a disciplina de Química de forma ampla e integrada ao contexto diário.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.