POKEFLOR: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO

França, Carlos Henrique Dantas de

Resumo

O ensino médio possui complexidades na abordagem de aulas com a temática botânica. Essa problemática, está ligada a práticas tradicionais, como aulas pouco motivadoras e a falta de métodos didáticos. Além disso, a formação de professores de ciências e biologia também é afetada na formação inicial e continuada. Uma maneira de atrair atenção dos estudantes é o uso de recursos já conhecidos entre eles, por isso, o anime Pokémon é um recurso alternativo que pode ser um aliado do ensino, devido a animação ser conhecida entre crianças, jovens e até mesmo adultos. Nessa situação, o uso de uma ferramenta contextualizada com o lúdico e o ensino se faz necessário para promover a aprendizagem de forma significativa. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um jogo de tabuleiro didático para o ensino de botânica no nível médio da educação básica. A ferramenta lúdica foi montada com os seguintes componentes: cartas de moedas produzidas por graduandos no projeto de ensino do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Princesa Isabel; cartas de perguntas contextualizadas no ensino de botânica; tabuleiro e a mecânica do jogo. Nos resultados, os graduandos por meio da atividade produziram 21 fichas, esse exercício despertou a vontade de alguns participantes em utilizar a metodologia quando atuarem na docência. Através das fichas do projeto de ensino foi possível fazer as moedas do presente trabalho. Para as cartas de perguntas, foram produzidas 52 questões envolvendo o conteúdo de botânica, adivinhas, resolução de problemas e tópicos do Bioma Caatinga. O tabuleiro foi montado de forma arredondada com tons de verdes para imergir os jogadores na dinâmica e a mecânica do jogo sendo um material descritivo de regras a serem seguidas. Dessa forma, o jogo tem potencial de contribuir para o ensino de botânica no nível médio.

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