PROPAGANDA VISUAL DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: ANÁLISE GRÁFICA SOBRE O RECRUTAMENTO MASCULINO E FEMININO

Oliveira, Ana Rita dos Santos Guedes

Resumo

No período de 1939 a 1945, registra-se a Segunda Guerra Mundial. Os cartazes possuíam a responsabilidade de expor ao povo as informações dispostas pelos governos envolvidos. Destacam-se a Alemanha e os Estados Unidos, países que apresentavam, além de uma guerra armamentista, uma guerra propagandista, com publicidade negativa sobre o inimigo que eram replicadas em todos os outros países. A partir disso, este trabalho visa analisar cartazes desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial, com enfoque no seu significado para a população alemã e estadunidense. Esta monografia revisita a importância dos cartazes para a guerra, além da comunicação de gênero. Expondo que, a mensagem veiculada era a mesma, demonstrando um avanço temporal no que diz respeito ao papel da mulher no ambiente em que está inserida. Para tanto, serão exploradas duas peças com direcionamentos diferentes de cada país: recrutamento masculino e recrutamento feminino. Com metodologia de Martine Joly (1994) e Paula Valadares (2007) adaptada para adequação aos meios de pesquisa escolhidos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.